A RELEVÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO

28 Jun, 2017

 

Segundo Freire, os métodos pedagógicos não são ferramentas independentes dos contextos, das pessoas e das intenções. A abordagem pedagógica deve responder aos problemas reais vividos pelas pessoas, ao invés de se limitar a uma aplicação abstrata.

Não podemos deixar de lembrar que o conhecimento não pode ser dissociado da cultura na qual o aluno está inserido, tão pouco das ferramentas à sua disposição, pois é essencial que o aprendizado amplie o universo mental do aluno e não seja somente um conjunto de informações que não se coloquem em prática.

O importante é a aprendizagem consciente, pois a conscientização constitui uma ruptura com os mitos interiorizados, e conduz o indivíduo a atingir novos níveis de consciência.

Então, logo propomos a seguinte reflexão: “em que seria útil o educando aprender um conteúdo, sem compreender a aplicabilidade do mesmo? ”

Como educadores, temos como responsabilidade buscar meios para um processo dinâmico de aquisição do conhecimento, não uma aquisição abstrata, porém a aquisição do conhecimento que desenvolva a conscientização da importância dos saberes e a suas utilidades.

Portanto, é fundamental buscar adaptar os conteúdos à realidade vivenciada pelos alunos de maneira contextualizada e subjetiva de modo que os assuntos estejam relacionados aos aspectos da vida cotidiana.

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!