Encceja 2018

15 Mar, 2018

 

Foi divulgado nesta última quarta-feira, 14, as datas para a realização do Exame Nacional de Competência de Jovens e Adultos (Encceja). Mendonça Filho, ministro da educação, juntamente com Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), anunciaram que o exame terá quatros aplicações em 2018. O Encceja Nacional será aplicado em 5 de agosto e o Encceja Exterior, em 16 de setembro. Adultos sujeitos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas sujeitos a privação de liberdade (PPl) serão realizadas em setembro. O Encceja Exterior PPL será realizado entre 17 e 21, e o Encceja Nacional PPL, será executado nos dias 18 e 19.

O ministro Mendonça Filho confirmou que o calendário e as mudanças referentes ao Encceja serão divulgados no dia 21 de março simultaneamente com o edital do Enem 2018. A presidente do Inep, Maria Inês Fini, informou que a alteração na data da prova foi para atender um pedido dos jovens visto que o exame acontecerá mais cedo, para que o certificado seja emitido em outubro.

O Encceja é voltado para a formação de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo adequado. No entanto existe uma idade mínima para que o exame seja realizado, jovens interessados na conclusão do ensino fundamental devem ter 15 anos completos na data da prova, os que tem em vista o certificado do ensino médio precisam ter 18 anos. Não é necessário ter certificado do ensino fundamental para realizar a prova do ensino médio, mas é indispensável ter no mínimo 18 anos de idade.

NOVIDADE ENCCEJA 2018

A taxa de ausência do Encceja em 2017 foi de 60%, para evitar prejuízos aos cofres públicos, a partir de agora quem não se apresentar no dia do exame precisa justificar sua ausência, se a justificativa for aprovada o candidato ficará isento dos custos de aplicação da prova gastos com ele, caso contrário o candidato deverá ressarcir o Inep valor das suas despesas, somado à correção do IPCA.

 

INSCRIÇÕES E APLICAÇÃO DAS PROVAS

 

As inscrições serão realizadas dos dias 16 a 27 de abril, a aplicação das provas para os candidatos do ensino fundamental e médio será no dia 5 de agosto. O turno matutino terá a prova aplicada às 9h e o turno vespertino às 15:30, horário de Brasília-DF.

 

Confira o que estudar para o Encceja:

Ensino Fundamental:

 

Ensino Médio:

 

 

 

 

 

Já está disponível o edital do Encceja 2018, veja o link abaixo:

https://encceja2018.biz/edital-encceja-2018-digitalizado/

 

 

Fonte:

encceja2018.bix

Correio do Estado

 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!