20 anos: Enem terá novidades em 2018

2 Mar, 2018

O ministro da educação, Mendonça Filho, informou em um evento no Palácio do Planalto, que o edital ENEM 2018 terá novidades. “Ampliando o leque de inovações e melhorias na aplicação do Enem, que é um patrimônio nacional”. No entanto, o ministro não quis adiantar que mudanças seriam essas novidades. O edital com todas as regras será publicado no dia 21 de março no Diário Oficial da União.

 

Em 2017, o Enem também sofreu modificações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A aplicação da prova passou a ser realizada em dois domingos consecutivos. Outra alteração importante foi a nulidade do certificado de conclusão do ensino médio por meio do Enem. Que a partir de então, será obtido pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos) exame destinado a brasileiros que residem no Brasil e no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade adequada.

 

Em relação a última aplicação do Enem, cerca de 29,9% dos candidatos não compareceram no dia da prova, os participantes com direito a isenção devem justificar sua ausência para garantir a gratuidade nas inscrições 2018. O prazo para solicitar a isenção e justificar a ausência no Enem será de 2 a 11 de abril.

As inscrições serão realizadas entre 7 e 18 de maio. Assim como em 2017 a prova ocorrerá em dois domingos ininterruptos, o exame será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro.

Fonte: Agência Brasil

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!