O protagonista da aprendizagem.

12 Jul, 2017

O aluno não deve ser um mero espectador de informações e conhecimentos. Ele é primordial na prática do ensino, que deve ser realizado de maneira dinâmica, sem seguir os mesmos padrões utilizados nas mesmas turmas em períodos diferentes. Afinal, assim
como cada pessoa possui suas subjetividades, cada turma também tem um modo subjetivo. Cabe ao professor conseguir identificar qual é o melhor método de ensino para sua turma, pois só quem aprende pode denunciar seu ensino. O local de ensino é o local do
processo da aprendizagem, que ocorre de maneira contínua. Através da interação, da troca que deve existir do educador e seus aprendizes. Eles (os aprendizes) acabam se tornando os protagonistas de sua aprendizagem, possibilitando assim, que o sujeito não seja um ser alienado, que saiba que ocupa um lugar na sociedade e que possui sua própria história, não uma história
reproduzida/copiada. Ser professor significa que não há uma relação neutra com o aluno, que não existe um transmissor e um receptor, mas sim interlocutores. O fosso da cátedra ainda é muito visto em nossas salas de aula. O bom professor precisa quebrar a barreira de que somente ele retém o poder, porque tem o saber, mas sim, compreender que para ensinar também é necessário aprender.

 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!