MEC avaliará Educação Infantil em 2019

29 Jun, 2018

 

 

    O MEC (Ministério da Educação) irá avaliar a qualidade de ensino infantil do país por meio da Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico). O critério para a avaliação serão as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento aprovado em 2017, que visa conduzir a educação do país e deve ser seguido por escolas públicas e particulares. O ministro da pasta, Rossieli Soares, informou nesta quinta-feira (28) que os alunos não serão submetidos a testes, a avaliação será feita por meio de questionários para o corpo docente das instituições de ensino.

    O ministro também anunciou que alunos do 9º ano do ensino fundamental, terão avaliação de ciências da natureza e ciências humanas, que até então dispunha somente Português e Matemática. Além desse fato, a avaliação alfabetização das crianças brasileiras serão antecipadas para o 2º ano do ensino médio. Fase em que também serão avaliados seus conhecimentos de matemática. O exame será efetivado a cada dois anos, com a divulgação dos dados nos anos pares e as avaliações em anos ímpares.

     A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Prova Brasil, passarão a ser chamadas pelo nome de Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).  Segundo Soares, implementado há 28 anos, as matrizes da Saeb estavam desatualizadas, sua última revisão foi em 2001. Como o MEC não vai mais publicar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) por escola, o Saeb servirá como medida de qualidade para a etapa. É importante enfatizar que a participação de escolas privadas não é obrigatória, no entanto elas podem adotar o sistema.

Fonte: https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,saeb-vai-avaliar-educacao-infantil-e-incluira-avaliacoes-de-ciencias-para-9-ano,70002374322

Gostou? Então compartilhe com seus amigos!